O Terreiro

Da necessidade de expor suas criações, compositores aqui da Terra da Garoa se reúnem para discutir a possibilidade de encontrar um espaço onde suas músicas sejam apresentadas ao povo, cantadas em um clima descontraído, sem vaidade, onde o samba seja o "artista" principal.

Dessa ideia nasce o Terreiro de Compositores, fundado em 02 de Junho de 2011, um movimento cultural, onde sambistas e compositores se reúnem para expor seus sentimentos em forma de letra e melodia, fazendo novas amizades, trocando experiências, defendendo a bandeira do samba de maneira que a obra do compositor, saia da gaveta e ecoe na voz do povo, sem preocupação com sucesso, remando com braçadas fortes e indo contra a maré das grandes mídias opressoras.

Responsive image


Atividades Culturais


Com 05 anos de atividades culturais o Terreiro de Compositores chega ao seu 9º Caderno de Sambas Autorais, totalizando mais de 170 músicas de diversos compositores. Alguns desses sambas já foram gravados pelo sambista e compositor Emerson Urso, pela Academia de Samba da Zona Leste e pelo sambista e compositor Lão Gomes, integrante do Terreiro de Compositores, em seu CD Solo.

Já participaram das rodas de samba do Terreiro diversos sambistas de vários movimentos de samba de São Paulo como: Samba do Olaria, Samba da Vela, Samba na Feira, Terreiro de Mauá, Samba da Tenda, Kolombolo, Panela do Samba de Sorocaba, Samba da Alegria, Maria Cursi e muitos outros. Além da participação de sambistas como: Nelson Rufino, Silvio Modesto, Geovana e Serginho Procópio (Velha Guarda da Portela).

Além das rodas semanais que ocorrem todas as Quintas-Feiras desde 2011, o Terreiro de Compositores já teve a oportunidade de se apresentar no Espaço Cultural da Ação Educativa, na Mostra da Diversidade Cultural de Guaianases, no Aniversário do Panela do Samba de Sorocaba, no Casarão SP, na Ala de Compositores da Unidos de São Lucas (2011 e 2012) e na Festa do Samba do Olaria com o Monarco da Portela.


Responsive image

Em 2013 o Terreiro de Compositores foi uma das atrações do Palco de Samba "Hélio Rubi" de Comunidades e Movimentos de Samba de São Paulo da Virada Cultural. Também se apresentou pela segunda vez no Espaço Cultural da Ação Educativa, no projeto organizado pelos @migos do Samba.Com, que tem como proposta mostrar ao público o trabalho desenvolvido pelas diversas Comunidades e Terreiros de samba espalhados pela cidade de São Paulo. Pra finalizar o ano com chave de ouro o Terreiro participou do evento em "Comemoração a Semana do Samba" com duas apresentações na cidade de São Paulo, uma no coreto da Praça da República e outra na Galeria Olido.

Em 2014 o Terreiro de Compositores participou do Encontro de Comunidades do Samba da Zona Leste realizado Centro Cultural de Cidade Tiradentes.

O Terreiro de Compositores reúne um time de Sambistas e Compositores de diversas regiões da cidade, com diferentes estilos e diferentes vivências no mundo do samba. A soma dessas experiências individuais é o que mantém o fortalecimento dos trabalhos e a qualidade musical.

Apesar de contar com um time fixo de Compositores que frequentam o Terreiro semanalmente, o Terreiro de Compositores, através de suas rodas de sambas, mantém o espaço aberto para receber novos compositores de outros terreiros. Como diz o Hino do Terreiro de Compositores: "Pra fazer parte da lista é só saber chegar".